Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) está realizando esse ano da primeira edição do prêmio “Lata Mais Bonita do Brasil” com o objetivo de valorizar o trabalho de utilização das latas de cerveja por pequenos e grandes produtores da bebida.
A utilização de criatividade na identidade visual aplicado
as latas tem sido um importante diferencial utilizado por cervejarias para
comunicação de marca e agregação de valor a cerveja como produto que utiliza
esta embalagem.
Atenta
a este atrativo que é promovido pela embalagem para as cervejarias e com o
intuito de reforçar o valor que isso tem adicionado ao mercado de cerveja, a
Abralatas desenvolveu a nova premiação e acaba de iniciar um período de
divulgação para que as cervejarias participem realizando inscrição de seus
rótulos.
A utilização de latas para cerveja no Brasil tem
apresentado um crescimento contínuo, que segue uma tendência mundial, e com os
impactos da pandemia a adoção das latas foi acelerada devido as vantagens
logísticas e de conveniência na sua utilização pelo consumidor
final.
No último ano o crescimento na utilização de latas para bebidas no Brasil bateu seu recorde de
crescimento. De acordo com o presidente executivo da
Associação, Cátilo Cândido, a lata envasa mais de 60% da cerveja produzida no
País. “Essa é uma forma que encontramos de reconhecer o belo trabalho de
criação de design de rótulos para latas de cervejas no Brasil”, explica.
O crescimento na utilização de latas no mercado de bebidas
tem atraído produtores da embalagem para o país que receberá investimento de R$ 3 bilhões para expandir a oferta de latas de
alumínio, com Minas Gerais sendo o estado com foco nesses
investimentos.
Podem concorrer ao Prêmio todas cervejarias proprietárias intelectuais e industriais do design de seus rótulos, operantes no mercado brasileiro. Além disso, o rótulo inscrito deve ter sido criado e produzido no Brasil, estar adequado às exigências do Ministério da Pecuária, Agricultura e Abastecimento (IN 65/2019) e ter circulado de 2019 até a data da inscrição.
Categorias
O “Lata Mais Bonita do Brasil” está divido em três
categorias definidas de acordo com o tamanho das empresas: micro e pequenas
cervejarias com produção anual de até 2,5 milhões de latas de cerveja; médias
cervejarias, entre 2,5 milhões e 60 milhões de unidades; e grandes cervejarias,
mais de 60 milhões unidades.
As latas serão avaliadas por Conselho de Jurados, composto
por profissionais de design, artes plásticas, artes visuais, marketing e
merchandising, reconhecidamente capacitados. E as selecionadas vão a júri
popular. Os critérios de avaliação são criatividade, beleza estética, adequação
ao produto e clareza na comunicação.
Premiação
Haverá uma auditoria externa para garantir a lisura da
premiação e os concorrentes passarão por três fases eliminatórias. Na primeira,
os jurados vão escolher os 30 melhores rótulos, sendo dez de cada categoria. Na
fase seguinte, os 30 selecionados devem, obrigatoriamente, enviar amostras que
serão analisadas pelos jurados. Por fim, as escolhidas vão ser publicadas no
site da Abralatas para receberem o voto popular. Os que obtiverem maior
pontuação no Conselho de Jurados e mais votos no site serão os
vencedores.
Os vencedores terão o direito de aplicar Selo exclusivo do
Prêmio nos rótulos de suas cervejas, além de terem espaço garantido em
publicações e eventos da Abralatas e a conhecerem de perto como uma latinha é
produzida.
O Prêmio conta com o apoio do Sindicato Nacional da
Indústria Cervejeira (Sindcerv) e da Associação Brasileira da Indústria da
Cerveja (CervBrasil).
Abralatas
Fundada há 18 anos, a Abralatas é a representante legítima
da indústria de latas de alumínio para bebidas do Brasil, terceiro maior
mercado mundial, principal embalagem para cerveja no país e recordista de
reciclagem. A Associação trabalha pelo fortalecimento e desenvolvimento do
setor de latas de alumínio, com responsabilidade socioambiental.
Saiba mais em: abralatas.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário