quinta-feira, 13 de maio de 2021

Nhô Quim Cervejaria inaugura taproom em Piracicaba

Duas coincidências são responsáveis pela criação da Nhô Quim Cervejaria, que está no mercado há sete anos e acaba de inaugurar uma taproom em Piracicaba. A primeira é que os três proprietários são ex-alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), a tradicionalíssima faculdade de agronomia da Universidade São Paulo (USP), instalada na cidade há 120 anos, e, a outra é que nenhum deles seguiu a carreira e não se tornaram agrônomo de profissão.

Apesar de terem estudado na mesma instituição, as formações são diferentes: André Toshio é agrônomo, Cesar Piccirelli é engenheiro florestal e Lucio Tanaka Osti, que entrou na sociedade quando surgiu a proposta do bar, cursou ciências dos alimentos, mas todos seguiram para áreas distintas. O que os uniu é o fato de apreciarem cerveja de boa qualidade e foi em torno desse ideal que a produção cervejeira começou.

Apesar da forma caseira, as vendas começaram a crescer o trio decidiu aumentar a produção e aí surgiu a dúvida: como fazer isso? As opções eram a de se tornar “ciganos” ou investir em um projeto fabril.

É muito comum que cervejeiros artesanais passem a adotar um esquema "cigano" de produção e essa alternativa tem sido a opção mais viável e adotada pela maioria das cervejarias pequenas, que passam a alugar espaço em fábricas grandes para fazer com que suas criações se destaquem no disputado mercado.

Uma vez definido o modelo e o projeto a ser seguido, o formato de negócio estava decidido: a Nhô Quim seria uma empresa cigana e não teriam uma própria fábrica, mas alugariam espaços nas cervejarias já existentes e com capacidade ocioso.

“Isso nos dá flexibilidade de escolha. Atualmente, trabalhamos em parceria com A Tutta Brirra, mas já utilizamos outras e, quando pensamos em produções de menor volume, para cervejas sazonais, por exemplo, optamos por cervejarias menores”, justificou Piccirelli.

Enfim, o sonho de ter uma cervejaria estava concretizado mas, após alguns anos, o negócio prosperou e dos 20 litros iniciais pularam para mais dois mil por estilo e as proporções também mudam. E, depois de anos apenas envazando, os três resolveram voar mais alto e puseram em prática o novo projeto que acabou de ser concluído.

A cigana ganhou uma casa no centro de Piracicaba e onde funciona a mais nova taproom da cidade e, com oito torneiras, além da própria cerveja, a ideia é sempre a de contar com outras duas “visitas convidadas”. O estabelecimento também possui cozinha própria e oferece pratos, como petiscos, lanches e porções em um cardápio enxuto e bastante em conta.

A casa tem um espaço bem aconchegante, além da opção de poder usar a calçada. São dois ambientes bem descontraídos com cadeiras e sofás onde no piso inferior você se sente bastante à vontade. Já a parte de cima é mais reservada e tem uma decoração bem intimista, à meia-luz é a pedida certa para quem está em busca de um momento mais tranquilo com os amigos ou com aquela pessoa especial.

Outro ponto forte da casa é a qualidade sonora escolhida para o som ambiente. A seleção de músicas varia bastante e privilegia a MPB e o soul, sempre com muito swing.

Ah, fiquei tão impressionado com o local que já ia esquecendo o principal: a cerveja da casa é sensacional. Provei três estilos próprios da Nhô Quim: Pilsen, Summer Ale e a IPA (claro, né!) e uma das convidadas (Dark Lager) para encerrar a entrevista.

Serviço

Nhô Quim Cervejaria

Rua Luiz de Queiroz, 605

De 4° a 6° das 16 às 21h (cozinha 17h)

Sábados das 12 às 21h (cozinha 14h)

@nhoquimcervejaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário