quinta-feira, 10 de setembro de 2020

19 anos de muita Cevada Pura

O empresário Alexandre Augusto Peres Moraes é mais conhecido por Xandão da Cevada
Fundada em 2001 e uma das mais antigas microcervejarias artesanais do Brasil, a Cevada Pura completa 19 anos neste mês de setembro, mas não parece estar saindo da adolescência de tão jovial que a marca se mantém nessas quase duas décadas de existência.

Criada por Alexandre Augusto Peres Moraes, a produção da microcervejaria já começou com seis mil litros de capacidade mensal logo de cara. “Eu sabia o que queria fazer da vida. Vinha de um estágio monitorado muito produtivo nas Cervejarias Kaiser do Brasil, em Jacareí e na unidade de Araraquara, atual Heineken. Foram duas passagens bastante produtivas onde realizei muitas atividades na área de produção de cervejas, ainda na década de 1990. Portanto, uma vez formado e após a conclusão do curso de Engenharia de Alimentos, já imaginava ser capaz de gerir meu próprio negócio”, afirmou o Xandão da Cevada, como hoje é mais conhecido e prefere ser chamado.
Capacidade da microcervejaria é de produzir 200 mil litros/mês
E é ainda na década de 1990 que começam a surgir fabricantes em várias partes do Brasil, que transformaram o cenário cervejeiro nacional e, principalmente, a oferta desse produto. Como a própria Cevada Pura, muitas delas cresceram, prosperaram, continuam em atividade e em franca expansão bem como o mercado das cervejas artesanais que continua crescendo.

Dados de 2019 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam que o número de cervejarias artesanais no Brasil saltou de 70 para quase 900, entre os anos de 2008 a 2018. São consideradas artesanais as cervejarias independentes ou microcervejarias, que não estão ligadas a grandes grupos e que produzem até 200 mil litros por mês.
Cevada Pura produz 25 rótulos de estilos diferentes
“Apesar do enorme prazer em fabricar cerveja, ao contrário da maioria das pessoas que começam a produzir apenas por prazer e de forma incipiente, como um hobby, eu já imaginei o negócio como empreendimento. Quis fazer disso a minha profissão”, falou ao dizer que é isso que sabe fazer e não gosta de misturar as coisas.

“Com quase 20 anos de existência já somamos 25 rótulos diferentes em nosso portfólio. Nunca paramos de crescer e sempre mantivemos o objetivo de executar tudo com altíssima qualidade e hoje temos capacidade para produzir chope, cervejas em garrafas e latas”, completou Xandão ao lembrar que do total produzido 70% é de chope e os 30% são engarrafados e ou enlatados.
Além da cervejaria, fábrica possui um brewpub onde o cliente degusta e ainda pode conhecer as instalações
Além da cervejaria, a Cevada Pura possui um brewpub (bar dentro da fábrica onde o cliente degusta e ainda conhece as instalações e os equipamentos de produção), uma loja no Shopping Piracicaba e mais cinco franquias na região, nas cidades de Araras, Limeira, Mogi Mirim, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré.

Mas os investimentos não param e, apesar de ter fechado a Cevada Chopp Bar (choperia que perdurou por 12 anos), vem novidades por aí. “A grande novidade para este mês de aniversário é que vamos inaugurar o Cevada Empório Bar, ainda em setembro”, anunciou o empresário já convidando o público para prestigiar o novo point da cidade.

Apesar dos 25 estilos produzidos, 60% se concentra na produção da Pilsen, a preferida do paladar brasileiro e a grande campeã de vendas, representando a maior quantidade consumida dentre os estilos existentes no país.
A cerveja Pilsen continua sendo a preferida do público concentrando 60% da produção e venda
“Temos o costume de tomar cervejas mais leves e refrescantes, por isso investimos na Pilsen, que é muito fácil de ser consumida e também é uma das minhas preferidas. Mas as IPAs têm caído no gosto dos amantes das cervejas artesanais, entre elas, a Tropical IPA, que tem minha própria receita é a que mais gosto”, contou ao lembrar que, depois da Pilsen, sua American IPA é a que tem a maior preferência entre seus consumidores e representa o segundo lugar no volume torta das vendas da Cevada Pura”, explicou.

Para ele, as cervejarias artesanais se destacam pela qualidade e nas inovações, em técnicas cervejeiras trazidas de várias partes do mundo, por novos estilos que utilizando muitas frutas e diferentes tipos de lúpulos, visando sempre criar uma cerveja especial e continuar crescendo, sem abandonar a qualidade.
Xandão antecipa novidades para este mês de aniversário com a inauguração do Cevada Empório Bar
“As microscervejarias não devem deixar de crescer com medo de abandonar a qualidade. Por sermos menores, se comparado com as cervejarias industriais, o que temos que fazer é acompanhar mais de perto o processo, com acuidade e capricho. Além disso, nossa matéria prima é selecionada e não utilizamos conservantes, ou seja, temos muitas vantagens que fazem com que o processo artesanal da produção de cerveja resulte em uma bebida mais fresca e de muito mais qualidade”, afirmou.

Projetando o futuro da marca, Xandão diz que o sonho é o de continuar crescendo. “Acredito naquele ditado em que se diz: 'o olho do dono é o que engorda o boi'. Tanto que me entrego integralmente a todos os processos da empresa, pois desejo que a Cevada Pura venha a ser a melhor microcervejaria artesanal do Brasil em qualidade, gestão, produtividade e lucratividade. Esses são os verdadeiros prêmios que gostaria de colher. Para mim, o que tem o valor de uma medalha é receber do consumidor um sorriso estampado de satisfação quando está saboreando um produto Cevada Pura”, finalizou.

Serviço
Cevada Pura
Av. Dr. João Teodoro, 35 - Vila Rezende
(19) 3403-2929 e 97418-0141
Horário de funcionamento:
Segunda a quarta das 9h às 18h
Quinta e sexta das 9h às 20h
Sábado das 9h às 18h
Domingo: das 9h às 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário