quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Paixões nacionais, café e cerveja formam uma combinação que dá jogo

Pensando em combinações que agradam ao paladar gostaria aqui de explorar a mistura de Café e Cerveja, essas duas bebidas tão queridas por mim e de outros tantos brasileiros.

Muitas bebidas naturalmente apresentam um aroma de café, o que os especialistas costumam chamar de notas. Bartenders, cervejeiros e baristas deram um passo a mais promovendo combinações que resultam em drinks diferenciados e de muita personalidade.

Usando minha marca preferida, o Café Morro Grande apresenta combinações interessantes quando harmonizado com cerveja.

O aroma do café nas cervejas costuma ser fruto do amargor gerado por processos naturais da produção da cerveja. A ascensão dos últimos 30 anos das cervejarias artesanais permitiu que surgissem novos sabores a partir da receita clássica, que existe há mais de cinco séculos. Os fabricantes ainda conquistaram horizontes inimagináveis com a combinação de ingredientes inusitados como mel, rapadura, pimenta e coentro, além do próprio café.

Hoje já existem no mercado cervejarias que produzem bebidas artesanais com adição de café, criando novos estilos facilmente encontrados nas gôndolas dos supermercados.

Outra forma de experimentar essa combinação pode ser feita em casa, na composição de bebidas e drinks. O primeiro passo é escolher o tipo de cerveja a ser usado. As cervejas de cor escura costumam ser mais fáceis de combinar com o café, pois possuem nuances semelhantes de amargor. Já as cervejas mais claras precisam de um pouco mais de prática e testes. O desafio é um pouco maior.

Na prática, as cervejas mais usadas para combinar com café são as do tipo Ale. Para saber qual está levando para casa, é preciso olhar o rótulo. Algumas opções são Stouts, Porters, Schawarzbier, Munich Dunkel e Bock.

Em relação ao café, a quantidade, o tipo e a forma como ele será extraído (coado, espresso etc) também faz diferença no resultado final, bem como outras adições, como chocolate, raspas de laranja e caramelo.

No que diz respeito à combinação, as cervejas mais fortes ficam bem com café expresso, enquanto as mais delicadas e suaves com o café coado.

Especialistas consideram também a relação do tipo de café com a sensação na boca e a retenção do sabor da cerveja. Para quem está começando, vale a pena experimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário