segunda-feira, 20 de junho de 2022

Túnel do Engenho Central será aberto para visitação

Um dos túneis utilizados no período de funcionamento do Engenho Central, entre 1881 e 1974, vai integrar roteiro turístico de espaços subterrâneos do local. Para isso, a Prefeitura realiza, atualmente, serviços de limpeza e manutenção da área externa do túnel, situado à direita, após o portal de entrada para quem acessa o Engenho pela avenida Maurice Allain.

O túnel integrava um sistema “ecológico” para que a fumaça e cinzas geradas pelo Engenho. E, além desse, existem outros túneis já conhecidos no Engenho, que é um dos sítios arqueológicos de Piracicaba registrados no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Com cerca de 70 metros de comprimento e três metros de altura, esse túnel próximo do portal de entrada do Engenho pelo Parque do Mirante está repleto de cinzas sedimentadas, visíveis quando se adentra o local, que ainda não é aberto ao público. As cinzas e fumaças entravam no túnel por uma tubulação específica para este sistema na época.

A parte interna tem locais com cerca de sete metros de largura e estrutura em arcos. Além disso, há resíduos como garrafas de vidro e sacos plásticos, bem como plantas que cresceram com o passar do tempo. Na parte superior ficam as aberturas de iluminação e ventilação, cerca de 30 em formato quadrado, que estão recebendo novas tampas de cimento, com o intuito de garantir a segurança dos que frequentam o local.

O túnel já foi usado cenário para filmes, como Por trás do pano, de 1999, com Denise Fraga, Luís Melo, Marisa Orth e Pedro Cardoso.
Eu mesmo usei o espaço para fazer um curta em 2001, com  os atores Carlos ABC, Charles Aguiar e Tomas Polla.



Nenhum comentário:

Postar um comentário