quarta-feira, 15 de abril de 2015

Resistir é Preciso

Após estrear no dia 31 de março, vem sendo exibido semanalmente, sempre as terças-feiras à meia-noite, a série ‘Resistir é preciso’, que resgata a trajetória da imprensa brasileira que resistiu e combateu ao golpe militar. Muito oportuno para relembrar os 50 anos do golpe militar no Brasil, principalmente em momentos como esses que vivemos atualmente.

O programa com 10 episódios é uma coprodução da TV Brasil, TC Filmes e TVM, feita com apoio do Instituto Vladimir Herzog. A direção geral é do jornalista Ricardo Carvalho, que idealizou, pesquisou e entrevistou profissionais da comunicação que atuaram durante o período ditatorial, com o apoio de José Luis Del Roio e Vladimir Sacchetta.

A série traz depoimentos e material historiográfico de jornalistas que atuaram em três frentes de combate: a imprensa alternativa, a clandestina e a que atuava no exílio. Narrada e apresentada pelo ator Othon Bastos, a atração recupera a história de jornais alternativos, como o PifPaf, o Pasquim, Bondinho, Opinião e outros, permitindo conhecer as dificuldades de produção, as perseguições e manobras para mantê-los em circulação. Para relembrar e construir essas histórias, Resistir é preciso conta com depoimentos de jornalistas como Audálio Dantas, Juca Kfouri, Laerte, Raimundo Pereira, Paulo Moreira Leite, Bernardo Kucinsky, José Hamilton Ribeiro, entre tantos outros.

A história começa em 21 de maio de 1964, 51 dias depois do golpe militar de 1º de abril, quando o jornalista Millôr Fernandes colocava nas bancas do Rio de Janeiro a revista PifPafcom colaboradores que formavam a nata dos jornalistas, escritores, intelectuais e cartunistas da época, em terras cariocas: Sérgio Porto, Rubem Braga, Antônio Maria, Ziraldo, Claudius, Fortuna, Jaguar etc. Na foto, os irmãos Paulo e Chico Caruso, dois dos protagonistas que prestaram depoimento. Conheça os 10 títulos da série:

Programa 1 Como tudo começou...
Programa 2 Um Barão que não era Barão faz escola e cria um estilo
Programa 3 Começa a ditadura militar. A resistência pela imprensa também...
Programa 4 Imprensa alternativa,  uma leitura obrigatória 1
Programa 5 Imprensa alternativa,  uma leitura obrigatória 2
Programa 6 As muitas imprensas alternativas
Programa 7 A imprensa alternativa  pelo brasil afora
Programa 8 O regime se fecha com o Ai-5. Os jornais se multiplicam... no exílio
Programa 9 Vou-me embora para a clandestinidade...

Programa 10 A censura e a repressão fecham o cerco. A resistência dá a volta por cima

Nenhum comentário:

Postar um comentário