terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Cerveja Capivara invade a Rua do Porto com sabor indescritível

Para aquele que dizem que cerveja é tudo igual, neste fim de semana me deparei com uma cerveja bem diferente e totalmente fora de seu estilo, mas não menos saborosa por conta da exorbitância dos ingredientes utilizados em sua receita.

Antes de começar a falar sobre essa bebida, temos que lembrar que a cerveja é produzida através da fermentação e é aí que está a principal diferença entre as duas principais famílias de cervejas. As Lagers são cervejas de baixa fermentação; e as Ales, de alta fermentação.

E, como vivemos em um país tropical, as Lagers são as preferidas, pois se caracterizam por serem, em sua grande maioria, mais leves e claras. Dentro da família da Lager, onde é possível encontrar grande variedade de cores, aromas, potência de corpo e complexidade, o estilo mais comuns e mais consumidas é a Pilsen e sua principal característica é o tom dourado e brilhante, apresentando leve amargor e baixo teor alcoólico.

Já as Ales se diferenciam das Lager por serem produzidas em temperaturas mais altas, e o que mais as distingue é a graduação alcoólica maior e o amargor mais acentuado.

Pois bem, como diz o rótulo, a cerveja Capivara é uma Super Lager, portanto complexa no paladar, ainda mais para alguém que é apenas um apreciador. A receita é do também apreciador Edson Cursio e a brassagem ficou por conta da Cervejaria do Padrinho.

Mesmo sendo algo indescritível para um parco entendedor de cerveja, como eu, essa Capivara me conquistou e não foi pelo rótulo, desenhado por meu amigo Erasmo Spadotto. A cerveja é potente e tem um amargor de 40 IBUs, medida de amargor que é mais do que o dobro em uma Pilsen comum. O álcool também é alto, marcando 7% de ABV, sendo que as Lagers variam de 4,5% a 5%.

Enfim, o resultado é ótimo, e além de ser uma cerveja refrescante é muito saborosa. Infelizmente, a receita dessa preciosidade pertence ao senhor Cursio e a edição era limitada e já se esgotou. Eu tive o prazer de provar no Armazém 1949, mais novo ponto cervejeiro da Rua do Porto, na Avenida Beira Rio, ao lado do campo de futebol.