quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Comitiva piracicabana visita Forbeer

Associados ao Simespi e convidados da APLCerva visitam a feira cervejeira

Comitiva formada por associados do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras (Simespi) e convidados do Arranjo Produtivo Local de Máquinas, Equipamentos e Serviços Industriais para Cervejarias (APLCerva) estiveram, no dia 8 de agosto, na abertura da primeira edição da Forbeer, feira para a indústria de cerveja, realizada no Pro Magno Centro de Eventos.

A feira tem objetivo de apresentar negócios de empresas fornecedoras de máquinas, equipamentos, insumos, tecnologias para o mercado cervejeiro, além de oferecer uma nova vitrine de soluções para um público empreendedor e crescente.

A Forbeer é um evento que tem objetivo parecidos com a essência do APLCerva, que é fomentar e facilitar a interação entre as empresas industriais com interesse na cadeia produtiva da indústria cervejeira. Portanto, foi uma visita bastante proveitosa”, afirmou Carlos Alberto Zem, consultor de projetos especiais do Simespi para o APLCerva.

Composto por expositores e palestras sobre o setor cervejeiro brasileiro, um dos painéis mais aguardadas, no primeiro dia do evento, foi a apresentação do diretor do departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipo /Mapa), Hugo Caruso, que explanou sobre a última edição do Anuário da Cerveja, divulgada há dois meses pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Os dados, referentes ao ano de 2022, mostram que o setor cervejeiro cresceu 11,6%, com a abertura de 180 novos estabelecimentos. Ao todo, o Brasil registra 1.729 cervejarias.

“O evento é muito importante para difusão de conhecimento e aumento da sinergia entre os entes do setor cervejeiro, foi muito bem organizado e sua realização está correndo muito bem, neste contexto os dados do anuário da cerveja do Mapa colaboram muito com o desenvolvimento do setor e é uma importante ferramenta de planejamento para o setor privado”, completou Eduardo Fernandes Marcusso, consultor da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja, do Mapa, presente ao evento.

“O crescimento que o mercado de cerveja já vem apresentando e que deverá continuar nos próximos anos justifica uma atenção maior neste importante segmento de negócio e que abrange uma gama muito grande de serviços que podem ser explorados pelas empresas aqui da região”, completou Zem.

Dario Occelli está otimista com a retomada do mercado após a pandemia

Eureka aposta na retomada

Com presença frequente nos mais importantes eventos do setor cervejeiro no Brasil, a Eureka Insumos Cervejeiros montou um verdadeiro pub na Fobeer, com direito a 10 torneiras de cinco cervejarias parceiras.

E o proprietário, Dario Occelli, esbanjava otimismo com o mercado, mesmo após a crise da Covid-19 que as cervejarias sofreram em seus negócios durante aquele período. Para o empresário que mora nos EUA, os impactos foram relevantes, mas já estão sendo superados.

“Cerca de 60% das cervejarias artesanais vive de eventos e a pandemia freou bruscamente o mercado que estava em franca expansão. Mas já estamos vivendo um momento de reaquecimento dos negócios, após atravessar aquela grave crise, motivados principalmente pelo coronavírus. Hoje as vendas se equiparam com o mesmo nível de 2018 e, acredito que, para 2024, retomaremos aos mesmos valores de 2019, ano em que atingimos o auge”, afirmou Occelli.

Samuel Faria preside o Polo Cervejeiro da RMC

Polo Cervejeiro

Para falar da sobre a experiência bem-sucedida do Polo Cervejeiro RMC, associação que reúne microcervejarias artesanais da região metropolitana de Campinas, Samuel Faria, presidente da associação, apresentou o case de sucesso do polo campineiro.

"Aqui tive a oportunidade de apresentar nossa realidade que foi a forma que encontramos ao criar o polo para consolidar o setor cervejeiro na região, afirmou Samuel, que é sócio da Cervejaria Landel. 

O Polo Cervejeiro da RMC foi lançado oficialmente em 2017 e reunia 16 microcervejarias das cidades de Campinas, Valinhos, Americana, Nova Odessa e Jaguariúna. Hoje são nove cidades e 34 cervejarias.

Cesar Peixoto abordou em sua palestra formas de aumentar a receita das cervejarias através do turismo

Turismo

Outra palestra bastante prestigiada foi a do professor Cesar Peixoto, apresentador de um programa no canal digital Sobre Cerveja, no YouTube, que mostra vídeos com notícias do mundo cervejeiro. Com tema “ampliando a receita com o turismo cervejeiro”, o youtuber deu dicas de como as cervejarias podem ser atrativas se transformadas em pontos turísticos.

“Além das cervejas ali produzidas, que já são um grande atrativo para quem visita uma cervejaria, pode também tornar rentável esse tipo de oportunidade criando produtos e serviços para agradar ao turista, como a degustação das cervejas feitas ali mesmo, a criação de um cardápio de receitas para harmoniza com os diversos tipos e estilos oferecidos e uma lojinha, para a venda de suvenirs ligados a marca”, exemplificou Peixoto.

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