sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Com novos restaurantes, Monte Alegre se transforma em polo gastronômico

Há tempos que a localidade do Monte Alegre deixou de ser apenas o destino de quem ia até lá para visitar sua igrejinha. Com a abertura de novos restaurantes, café, wine bar e uma cervejaria com direito a um pub incluso, o histórico bairro de Piracicaba está se tornando um importante pólo gastronômico e não só da cidade, mas de toda a região.

Os estabelecimentos vem contribuindo para que o bairro adquira ares mais cosmopolitas ao se criar uma cultura boêmia, porém, sem perder seu aspecto rústico trazido pelas ruínas da usina que nos fazem viajar no tempo e ficar imaginando tudo aquilo em pleno vapor.

A mais charmosa comunidade da cidade sempre esteve no imaginário de todo piracicabano e, certamente, de uns tempos prá cá, nunca esteve tão na moda como agora. Depois dos anos complicados que vivemos, vale a pena fazer um saboroso passeio para conhecer as novidades do pitoresco bairro que, além da boa gastronomia, possui muita história e características peculiares para os visitantes.

“O Monte Alegre é um importante atrativo turístico, histórico e cultural da cidade. O local possui uma arquitetura lindíssima, uma bela paisagem e muitos cheiros e sabores ofertados pelos empreendimentos gastronômicos que por aqui se instalaram”, destacou o empresário Wilson Guidotti Júnior, o Balú idealizador desta verdadeira ‘Toscana Piracicabana’ e que é tombada pelo patrimônio histórico.

“São oito casas que oferecem diversas opções e acredito que ainda cabem mais, pois o bairro possui um forte apelo para o turismo gastronômico, que é aquele em que a comida se converte na motivação principal quando o turista está em busca de um destino, principalmente, nos finais de semana”, completou.

 

Quem aprecia uma boa culinária pode ir sem medo ao Monte Alegre, onde é possível encontrar pratos regionais, gastronomia italiana, alemã, massas, peixes e frutos do mar. Tudo isso caminhando pois todas as casas ficam na Avenida Comendador Pedro Morganti e que funciona como um verdadeiro corredor de variadas opções e para todos os paladares.

Surpresas aguardam quem tem olfato atento, apurado e está disposto a conhecer melhor aqueles quarteirões cheios de delícias a serem descobertas. Aliás, perambular por aquelas ruas de paralelepípedos já é um programa onde ele faz uma mistura de refinadas técnicas culinárias com sotaque caipira.

Confira os deliciosos endereços para se conhecer no bairro e, para ser mais lógico, ao invés de ordem alfabética, vamos seguir pela sequência numérica da via:

Cervejaria Leuven

Começando a caminhada pela avenida principal do Bairro Monte Alegre, logo após a igrejinha se avista a Cervejaria Leuven, uma das mais premiadas de Piracicaba e, porque não dizer, do país. O local conta com a Taberna Leuven, nome dado ao bar da fábrica, onde se pode degustar as cervejas ali produzidas em oito torneiras.

Além de bar, a Taberna funciona como restaurante e, se estiver pensado em harmonizar as cervejas com as delícias preparadas pela casa, o cardápio oferece mais de 20 opções de rótulos e dos mais variados estilos. Para comer a casa serve o melhor da culinária alemã, com direito a joelho de porco, salsichões e linguiças artesanais.

Mas isso não é tudo! Um dos pratos mais típicos é Hackepeter (pronuncia-se Racapeta), receita alemã feita a base de carne crua e bem temperada, excelente para acompanhar pães rústicos e uma boa cerveja. E, o mais interessante, é que o prato é montado na própria mesa em frente aos clientes que observam com água na boca só esperando a momento pra abocanhar a iguaria.

Apesar da Leuven ter emprestado o nome de uma cidade da Bélgica, ao produzir um estilo de cerveja da escola belga, a Taberna é como um delicioso e legítimo passeio pela culinária da Alemanha, das entradas aos pratos principais.

·        Via Comendador Pedro Morganti, 4749

Jangada

Caminhando alguns passos e chegamos ao badalado Jangada. Com mais de 50 anos de tradição e reconhecido pela excelência em servir peixes e frutos do mar, o restaurante chegou recentemente ao Monte Alegre com toda a genialidade de seus pratos.

Oferecendo uma experiência quase poética que vai da cozinha para a mesa, a casa apresenta uma seleção especial de ingredientes frescos que revelam uma gastronomia requintada, aromas fortes e sabores marcantes, com um cardápio composto por pratos modernos e saborosos, como o lombo de pintado marinado em tempero especial, um dos nossos pedidos mais tradicionais e sinônimo da imagem singular que o restaurante carrega.

·        Via Comendador Pedro Morganti, 4813

Parrilla Monte Alegre

Carnes nobres e grelhados em parrilla são as especialidades deste requintado e aconchegante restaurante que serve pratos da cozinha Argentina, tem decoração rústica, ambiente requintado e vista privilegiada.

Especializado em cortes de carne especiais, um dos diferenciais da casa é o sistema de parrilla, onde o fogo de lenha é feito de um lado, puxando-se a brasa para debaixo da grelha onde os cortes são grelhados, garantindo maior maciez e suculência.

São diversos tipos de carne no cardápio, sempre frescas e de alta qualidade. Além de um menu elaborado, com entradas, risotos, massas, peixes e opções vegetarianas, preparados de maneira artesanal na casa. O carro chef é o Prime Rib Tomahawk, corte do file de costela, saboroso e marmorizado, com aquele sabor especial que o osso oferece.

·        Via Comendador Pedro Morganti, 4907

Volpi Wine Bar

Com mais de 50 rótulos, a Wine Bar possui uma carta completa de vinhos, espumantes, drinks e cervejas especiais, todos das mais diversas uvas e nacionalidades.

A maior novidade da casa fica por conta do dispenser de vinho self-service, criada para preservar, refrigerar e servir vinhos em doses imediatamente da garrafa para a taça de vinho.

“O equipamento é revolucionaria e serve doses diretamente para a taça em um sistema de auto-service. Assim, o cliente pode degustar vários rótulos por uma fração do preço da garrafa de uma maneira simplificada e descontraída”, explicou Eduardo L. Tomazini, sócio proprietário do Volpi Wine Bar.

Para acompanhar os deliciosos brindes, o menu foi desenvolvido com opções de tapas, saladas, aperitivos, pizzas, pratos principais e sobremesas, que harmonizam e tornam o momento Volpi ainda mais inesquecível, num ambiente moderno, descontraído e charmoso.

·        Volpi Wine Bar Av. Comendador Pedro Morganti, 4965 - Ap 04

Ma Belle - Brunch. Café. Arte
Claro que não poderia faltar um café no bairro e, em especial, este ainda é uma galeria de arte. A cafeteria funciona de quarta a sexta-feira, das 11h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h. A temática do ambiente prestigia a arte e cultura do bairro, caracterizado pelas ruínas da antiga usina de cana de açúcar.

Mais do que uma cafeteria, a Ma Belle é como uma delicatéssen, sendo um ótimo lugar para se tomar um bom café, fazer um almoço rápido, lanche da tarde ou mesmo apenas provar uma das deliciosas sobremesas do menu.

Para deixar o ambiente ainda mais agradável, a casa tem uma parceria permanente com a Associação Piracicaba dos Artistas Plásticos (APAP) que, todo mês, decoram o espaço com a exposição de um dos artistas da cidade.

·        Via, Av. Comendador Pedro Morganti, 4965

Vila Itália Bar e Restaurante

Primeiro restaurante a se instalar no bairro, o Vila Itália iniciou suas atividades em há sete anos e o local escolhido foi uma das casas que pertencia aos trabalhadores da antiga Usina Monte Alegre. A reforma do prédio combinou uma arquitetura mista, harmonizando o antigo com o moderno.

O nome foi inspirado na história local, onde os trabalhadores dessa usina eram descendentes de italianos e, apesar a nomenclatura, a gastronomia é contemporânea, bastante diversificada e atende mais à cultura do brasileiro, sem perder a essência da culinária italiana.

O menu apresenta diversos tipos de massas, risotos, carnes, peixes e frutos do mar. Além, é claro, de uma carta de vinhos e drinks que harmonizam perfeitamente com tudo o que a casa oferece. O carro chefe da casa é o prato de gnocchi de mandioquinha com tiras de mignon ao molho gorgonzola. É de comer rezando!!!

·        Av. Comendador Pedro Morganti, 4985

Poraquê Culinária Amazônica

O peixe de água doce do Brasil que habita a bacia amazônica dá nome a este restaurante onde se pode apreciar a tradicional culinária indígena do norte do Brasil, com opções de peixes da Amazônia.

O Pirarucu com banana da terra é o carro chefe da casa que é comandada pela chef Hellem Carla, esposa do cozinheiro Iomar Vidal, que destaca outra iguaria de sua cozinha: tambaqui assado com manteiga de ervas amazônicas

Oriundos da cidade Santarém/PA, o casal trouxe muitas outras novidades da região e, entre as atrações nortistas, a casa oferece ainda a Cachaça de Jambu e a Massa com Camarão e Pesto de Jambu. As sobremesas não ficam para trás e também remetem ao norte do país como o brigadeiro de açaí e o pudim de cumaru.

·        Av. Comendador Pedro Morganti, 5215

Empório Monte Alegre Restaurante

Com mesas de madeira e um ambiente pra lá de charmoso, a decoração é um dos trunfos da casa e no cardápio pratos de culinária afetiva que combinam com a atmosfera envolvente do restaurante remetendo os comensais ao um clima de paz e tranquilidade, principalmente na parte externa onde é possível observar a paisagem.

O menu envolve basicamente um ingrediente principal que é a batata, como as assadas e a rostie, passando pelas tradicionais batatas recheadas (suíças) e os nhoques.

O cardápio oferece ainda pratos clássicos e de opções bem variadas, que vão das massas aos grelhados, incluindo aí carnes, frangos e peixes, como o salmão e o bacalhau. A dica é a entrada de Tartar de Salmão com Chips Caseiros de Batata.

·        Av. Comendador Pedro Morganti, 4965 - Galpão 2



Nenhum comentário:

Postar um comentário