terça-feira, 29 de setembro de 2020

União em prol da economia local

Incentivar o consumo de pequenos produtores e comprar no comércio local são alternativas que muitas empresas, associações de classes e instituições tem apoiado para o enfrentamento da crise causada por conta da pandemia do coronavírus e diminuir os efeitos negativos da economia.

Campanhas como “Eu Coopero com a Economia Local”, da Sicredi; e “Conheça Quem Faz”, da rede de restaurantes Outback Steakhouse, buscam estimular desenvolvimento econômico por meio do apoio aos pequenos empreendedores e incentivar os pequeno negócio. Já a empresa de eventos da Addora Assessoria criou o Clube da Economia.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil conta com 17,7 milhões empreendimentos de pequeno porte e desse número, pelo menos 13 milhões já foram fortemente impactados.

Em Piracicaba essas iniciativa tem surtido efeito e conquistado cada vez mais adeptos, inclusive com a criação do Clube da Economia, uma cooperação entre 11 empresas da cidade que oferecem descontos e vantagens para os clientes que aderirem a plataforma digital e, assim, ajudam a movimentar o comércio local.

A plataforma opera somente no Instagram (@clube_daeconomia) e o canal oferece e anuncia descontos, promoções e vantagens. “O Clube da Economia é como uma mídia cooperada e de custo acessível. A ideia é a de oferecemos descontos para os clientes e oportunidades de vendas aos parceiros”, explicou a idealizadora Luciana Paula, da Addora Assessoria & Eventos.

“O perfil funciona como um canal de vantagens e criar uma ponte entre o lojista e o consumidor, mas sem nenhuma burocracia. Proporcionando um ambiente positivo e direto na ação de compra e venda”, completou.

“O impacto da pandemia do coronavírus na economia vem sendo sentido no mundo todo e aqui em Piracicaba não está sendo diferente. O que tempos que fazer é nos unirmos e criamos ações criativas que amenizem os efeitos, nos adequando à essa nova realidade e o Clube da Economia é uma forma de contribuir para que e o consumidor apoie o comércio local”, afirmou Fernando Bera, o chef e proprietário do restaurante Capitão Gancho.

Outback também usa Instagram

O Outback Steakhouse também está usando seu perfil oficial no Instagram para dar visibilidade ao trabalho de pequenos empreendedores. Com quase 2 milhões de seguidores na rede social, o restaurante promete ser uma vitrine para trabalhos de artesãos de todo o país.

Dando continuidade aos incentivos que vem realizando desde o início do ano, a marca inicia a divulgação do trabalho de profissionais que, literalmente, colocam a mão na massa, através das suas redes sociais.

“O Instagram do Outback é uma vitrine com quase 2 milhões de pessoas, então, por que não apresentar trabalhos incríveis e dar visibilidade para quem precisa? Temos total consciência que o período é delicado e queremos ajudar essas pessoas a alavancarem ainda mais seus negócios. Sabemos da importância que os pequenos produtores têm em nossa sociedade, porque além de expandir ainda mais a cultura do nosso país, eles também movimentam a economia, assim como as grandes empresas”, comenta Renata Lamarco, diretora de Marketing do Outback Brasil.

A ideia da Steakhouse é que através do @OutbackBrasil, perfil oficial da rede de restaurantes no Instagram, os trabalhos dos pequenos produtores ganhem visibilidade e sejam valorizados. As artes são feitas à mão e utilizam materiais que variam desde cerâmica até madeira, em diferentes peças, como pratos a tábuas e serão utilizadas nos editoriais de fotos de pratos do Outback, que serão publicadas nas redes.

Na região, o Outback possui três unidades em Campinas, localizadas nos shoppings Iguatemi, Parque D. Pedro e Galleria, e uma em Piracicaba, no Shopping Piracicaba.

Sicredi lança movimento em prol da economia local

Para reforçar a importância dos pequenos empreendedores e do cooperativismo como motores da economia brasileira, o Sicredi lançou em todo o Brasil a Campanha “Eu Coopero com a Economia Local”, que busca estimular desenvolvimento econômico por meio do apoio aos empreendedores locais.

Com mais de 4,5 milhões de associados e presente em 22 estados, além do Distrito Federal, a instituição financeira cooperativa levanta a bandeira da cooperação em um movimento para engajar as pessoas em prol da economia de sua região.

Por meio de iniciativas de comunicação e a aplicação de um selo que destaca empresas e consumidores engajados na causa, o Sicredi busca estimular o consumo e o desenvolvimento econômico local.

A estratégia pretende impactar positivamente diversos públicos, desde pequenos comerciantes e produtores rurais, para que se sintam apoiados pela campanha; associados do Sicredi, para que contribuam com a divulgação das mensagens e aproveitem oportunidades de negócio que possam surgir com ela; e consumidores, para que se conscientizem sobre seu papel na movimentação da economia de suas regiões por meio de seu comportamento de consumo.

Um hotsite também foi criado para servir de fonte de informações sobre a iniciativa e ferramenta de apoio aos empreendedores locais. O espaço disponibiliza conteúdos em vídeo e e-books com dicas de como trabalhar os negócios nos meios digitais e uma plataforma de personificação de peças digitais de divulgação, além de acesso a outras ferramentas que podem auxiliar na gestão do empreendimento.

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