sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Mesmo sem bar, Dia Internacional da Cerveja pode ser comemorado em casa

Desde o início da quarentena, com os bares fechados, o uso de máscaras e o distanciamento social, as definições de ‘sextou!’ foram atualizadas para a realidade de um mundo pandêmico e não fazem mais tanto sentido.

Embora estejamos passando por um triste momento, toda primeira sexta-feira de agosto é comemorado o Dia Internacional da Cerveja e neste ano a data será celebrada neste dia 7.

Infelizmente, talvez não seja como sempre estamos acostumados a fazer mas o fato de estarmos em casa não pode ser motivo para ignorarmos a data, afinal, todos nós queremos festejar esse delicioso dia, não é mesmo?

Apesar de criada em 2007, na cidade litorânea de Santa Cruz, na Califórnia, por quatro amigos fãs da bebida, nós brasileiros já brindamos a cerveja em todas as sextas-feiras. Ou seja, amanhã teremos apenas mais um motivo e, é claro que vamos comemorar em grande estilo o maravilhoso.

Mas este ano é diferente e não será só mais uma data comemorativa, na qual brindaremos o líquido sagrado, pois o Dia Internacional da Cerveja nasceu com três grandes propósitos, que são o de estar com amigos para saborear a bebida e celebrar aqueles que a fabricam e os que servem, designações que caíram em profissões que caíram em desgraça com impossibilidade de nos aglomerarmos em torno de uma mesa de bar.

Porém, o terceiro e maior propósito da celebração é o de que a data tenha o sentido de união mundial com outros que também comemoram, com cervejas de todas as nações e culturas e isso é perfeitamente possível de se realizar, apesar de todos os pesares pelos quais estamos passando.

Esse festejo vinha ganhando popularidade no mundo todo, mas impedidos que estamos de realizar celebrações, mesmo em momentos tão especiais, ao invés de bares, pubs e cervejarias vamos brindar a bebida em casa, cada um ao seu estilo.

Minha dica para a comemoração em isolamento é a de se degustar uma cerveja mais forte para aproveitar que está em casa e de lá da mesa da varanda, ou do quintal, vá direto para cama quando o corpo assim desejar.

O mais importante é não perder essa grande chance de apresentar ao paladar estilos variados e ainda desconhecidos, afinal, ninguém precisa ser sommelier, mestres-cervejeiro e entusiasta da bebida para degustar uma cerveja diferente.

Ela pode ser leve, densa, clara, escura, amarga, doce, ácida, salgada, sem álcool, com muito álcool, cara, barata, nacional ou importada… isso não importa, você tem que experimentar para conhecer aquela cerveja sob medida.

Meu papel aqui é o de fazer de tudo para que cada um descubra aquele estilo que mais lhe agrada. Portanto, vamos aproveitar a quarentena para comemorar em casa esse Dia Internacional da Cerveja. E aí, quem vem comigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário