sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Cervejaria Vibeer - a cigana piracicabana completa um ano

A  cerveja Vibeer é produzida na fábrica da Panela Cervejeira
Primeiro vamos esclarecer uma coisa, há outras cervejas ciganas pela cidade, mas foi a Vibeer Cervejaria Artesanal Piracicabana que me convidou para conhecer e apresentar como funciona sua forma de trabalho e degustar seu saborosíssimo produto.

Cerveja cigana é aquela que não possui uma fábrica própria e são assim chamadas porque terceirizam sua produção (parcial ou totalmente) em cervejarias com estrutura, licenças e capacidade disponíveis para atender essas demandas.
Eduardo Pinazza e o cervejeiro Luís Poleto (foto de Paulo Ricardo Santos)
Esta modalidade de negócio utiliza a estrutura de outras fábricas, ou seja, alugam a capacidade ociosa de uma cervejaria já existente para produzir sua marca. No caso da Vibeer, a produção acontece na Panela Cervejeira, que possui bastante expertise nesse formato de parceria e tendo em sua carteira mais de 10 outras ciganas da região.

Há prós e contras nesse formato. Se, por um lado o custo de investimento é menor, de outro exige grande esforço para sustentar a marca, além das demais operações que o negócio exige, como o planejamento da produção, para garantir a disponibilidade de capacidade fabril e de produtos, distribuição e a logística, processos esses que não são terceirizados, e que demandam uma boa dose de complexidade e custos.
A Vibeer produz três estilos diferentes de cerveja
“Empreender é uma realização e faço tudo com muita satisfação e prazer. É muito gratificante ver nossas receitas resultando em chopes disponibilizados nos pontos de venda e em eventos sendo degustados e reconhecidos por nossos diferenciais como drinkability, refrescância e equilíbrio de ingredientes percebidos por quem realmente importa, ouseja, os consumidores!”, afirmou Eduardo Pinazza, proprietário da marca. "Afinal, o propósito da Vibeer é unir, celebrar e participar de momentos especiais com seus chopes especiais", completou.

A Vibeer Cervejaria tem exatamente um ano de mercado, mas a ideia surgiu em 2016 após participação em um curso de fabricação de cerveja artesanal e, logo em seguida, com o irmão e mais um amigo, adquiriram equipamentos para iniciar uma produção caseira. “Buscávamos fabricar nossa própria cerveja, ter momentos de união, celebrar a vida e compartilhar a alegria de brassar o néctar dos deuses”, narrou ao lembrar de como tudo começou.
Sunset é a IPA da Vibeer Cervejaria 
Com o tempo a qualidade da cerveja foi melhorando e o trio começou a participar de concursos para obter uma avaliação profissional visando melhorias e a evolução dos processos, de suas receitas e da cervejas. “No início de 2019, com o plano de negócios pronto, decidimos tirar o projeto do papel e, finalmente, produzir nossas receitas em escala. Para isso, o formato viável definido foi, inicialmente, o de uma cervejaria cigana”, contou.

Em 12 meses, a Vibeer já produziu, aproximadamente, 12 mil litros de chope. “Neste mês de agosto completamos um ano do lançamento inicial, com o primeiro lote do estilo American IPA, mas também temos em nosso portfólio outros dois estilos, uma Hop Lager e a Pilsen que foi lançada no último dia 20 de agosto de 2020 No Arado, bar em Indaiatuba e, nos próximos dias em Piracicaba, no Delicato Tap House e no ‘Em Nome do Malte”, disse.
Recém lançada, Soul é o nome da Pilsen
A marca possui mais três estilos sazonais, uma English Bitter, a Irish Dry Stout e uma American Pale Ale. “Inicialmente, serão sazonais, mas poderão entrar em produção de linha fixa. Tudo vai depender da oportunidade, aceitação, época do ano e da demanda”, informou Eduardo a dizer que tudo está indo dentro do planejado e que a próxima etapa do cronograma do plano de negócios será lançar versões em latas e garrafas.

Atualmente, a distribuição acontece em Piracicaba e região para tap houses, food & beertrucks, bares, restaurantes, barbearias e growlers, além de eventos sociais e corporativos.

O cervejeiro responsável pela fabricação dos chopes Vibeer é Luís Poleto, que tem grande experiência e passagens por cervejarias como A Tutta Birra e Leuven, além de ser consultor em várias cervejarias nacionais.
Em seu primeiro ano, a Vibeer já produziu 12 mil litros de chope
“Apesar de não atuar diretamente na produção do chope, participo ativamente de todo o processo, acompanhando e monitorando rendimento, perdas, liberação dos lotes, armazenamento, estoques etc. É um procedimento que aplico em todos os lotes fabricados, pois além de zelar pela qualidade busco minimizar desperdícios e promover melhorias contínuas que aumentem a eficiência”, confidenciou.

Além de ser uma das mais novas cervejarias ciganas de Piracicaba, a Vibeer ressalta a jovialidade trazida pelo rótulo e por seu nome. “A marca tem um estilo que combina com o clima alegre e festivo que a cidade oferece e acho que conseguimos demonstrar isso com nosso produto”, completou.
One Love é a Hop Lager da marca

Um comentário: