sexta-feira, 5 de junho de 2020

Inverno é ideal para cerveja artesanal

Muitos estilos combinam com a época mais fria do ano
A chegada da época mais fria do ano não deve ser, necessariamente, motivo de tristeza para quem gosta de apreciar uma boa cerveja. Muito pelo contrário, essa é uma boa oportunidade para conhecer as diversas opções que o mundo cervejeiro oferece para se apreciar a bebida no inverno e dar aquela “esquentada”.

Durante o período de temperaturas baixas as cervejas mais encorpadas e alcoólicas tem um aumento significativo nas vendas e o consumo de alguns estilos são favorecidos pelo clima frio, combinando com a necessidade que o inverno nos impõe por consumir alimentos e bebidas mais nutritivos.

Com mais corpo e sabores amadeirados, as cervejas escuras remetem ao aconchego que nos traz o consumo de chocolate, café, baunilha e tabaco. Por serem mais encorpadas trazem a sensação de calor, então a dica é provar uma Imperial Stout ou a Irish Stout, essa última tem na irlandesa Guinness a mais famosa representante do estilo e quase todo mundo já deve ter experimentado.
Irish Stout da Guss Bier lembra a Guinness
Por falar em Irish Stout, a cervejaria Guss Bier aqui de Piracicaba produz uma cerveja neste mesmo estilo e vale muito a pena conhecer. Sua coloração preta, com considerável amargor e sabor tostado, semelhante ao de café, produz uma espuma clara, espessa e cremosa. Ela possui 28 de IBUs e 4,5% de ABV e eu recomendo harmonizar com charcutaria, camarão, carne de panela, feijão/ feijoada, nachos, pimentão recheado, presunto crú e salame.

Já a Imperial Stout é um sub-estilo com características muito mais extremas. É uma das minhas preferidas, tanto pela potência alcóolica, que pode chegar a 12,5% de álcool, quanto pelo amargor. Uma das melhores que conheço é feita na vizinha cidade de Nova Odessa.
Russian Imperial Stout da Berggren Bier tem 12% de álcool
Também conhecida por Russian Imperial Stout, essa cerveja da Berggren Bier tem 70 de IBUs e 12% de ABV. Por ser de sabor forte e intensa vai muito bem com sobremesas, principalmente as de chocolate.

Outras boas opções são as cervejas Bock, Weizenbock, Strong Dark Ales, Barley Wine, Old Ales e as IPAs. Como são estilos mais encorpadas e aromáticas, o ideal é servi-las em temperaturas acima de seis graus, para apreciar melhor, principalmente seus aromas. Vale a pena experimentar todas elas.



Dois estilos invernais: Schwarzbier e a English Porter
Esses dois estilos são escuros, porém mais leves e podem servir de porta de entrada para quem ainda não está acostumado ir adestrando o paladar. E em Piracicaba há muitas cervejarias produzindo e temos boas opções que são feitas por aqui com essas características.

A Kpiau Beer possui a Schwarzbier e a English Porter, essa última tem o nome de Nheq de Portera e tem 29 IBUs e 5% ABV, que é a graduação alcóolica. Repetindo seu modo caipira de dizer, essa cerveja orna com frango na brasa e também indico browie de chocolate.
Chamada de Preta Véia, a Schwarzbier da Kpiau tem corpo médio e possui 17 de IBU, índice que mede o amargor da bebida. Essa cerveja orna com hambúrguer, cordeiro grelhado e presunto cru.

Dark Lager premiada 
Ainda nesta linha das cervejas um pouco mais leves, temos a Dark Lager, e em Piracicaba uma bicampeã, que por dois anos seguidos foi a melhor do Brasil neste estilo. A Vicolo da cervejaria A Tutta Birra ganhou duas medalha de ouro no principal festival nacional de cervejas nos anos de 2018 e 2020.
A Vicolo d'A Tutta Birra é bicampeão no estilo Dark Lager
Com 4,7% de teor alcoólico e IBU16, essa legítima Dark Lager tem adição de cacau da Bahia e harmoniza com carne de porco, carnes vermelhas e sobremesas que levam chocolate, além de sorvetes como o de baunilha.
Tenho predileção pelas cervejas belgas, que são mais fortes, complexas, de cores variadas e, geralmente, de alta graduação alcoólica, algumas vezes temperadas com especiarias e refermentadas na garrafa. Ou seja, combinam muito com o inverno.

A Cervejaria Leuven possui alguns estilos, com destaque para a Dark Wolf, que é uma Quadrupel, cerveja forte e potente, com 30 de IBUs e 10% de ABV. Seu aroma remete ao caramelo e a temperatura ideal para consumo é de 3 a 8 graus. Essa cerveja vai muito bem com queijos azuis, queijos duros e carne de porco.
No Posto Costa Prado há uma Beer Cave da Ipiranga com muitas opções de cervejas artesanais de qualidade
Beer Cave do Posto Ipiranga
Na Beer Cave do Auto Posto Costa Prado existem diversas opções de cervejas artesanais importadas e nacionais, de vários estilos e de todos os cantos do país, trazendo a identidade de cada região em cada rótulo existente.

Destaque para a Bock da Therezópolis. De ótimo custo benefício, já foi eleita a melhor bock do Brasil, sua espuma é cremosa e adoravelmente aromática. De amargor baixo, apenas 20 IBUs, essa cerveja harmoniza com carnes de carneiro, coelho e avestruz, molho semi-picantes e também é perfeita para degustar com nozes.

Na Beer Cave do Auto Posto Costa Prado também se encontra a linha da Berggren Bier entre outras boas marcas, como a Quinta do Malte.

Então, com o frio e a quarentena, que tal unir o útil ao agradável para conhecer novos estilos de cervejas que combinam com o inverno? Aproveite e saúde!!!

Um comentário: