quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Piracicaba faz parte da Rota Cervejeira

O Governo do Estado de São Paulo divulgou no mês de setembro a "Rota Cervejeira". Nela, estão inclusas cidades da Serra da Mantiqueira, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba e a capital paulista. Além desses municípios, Piracicaba também foi inserida na lista.

Com o intuito de incentivar os turistas visitarem as regiões de São Paulo onde estão as principais cervejeiras do Estado, o lançamento e a divulgação dos destinos ocorreram durante o Festival Internacional de Cervejas (Mondial de la Biere), realizado no Rio de Janeiro.

Na região de Piracicaba, fazem parte da Rota Cervejeira as cervejarias A Tutta Birra, Brew Center (Charqueda), Brotas Beer, Cevada Pura, Dama Bier, Hop Flyers, HZB (São Pedro), Leuven, Panela Cervejeira e Ruiz.

Atualmente existem 218 fábricas no Estado, que já está em segundo lugar no Ranking do Brasil em número de cervejarias. De acordo com Karin de Moraes Barreira, sócia proprietária da Cervejaria Leuven, esse mercado de cervejas artesanais cresce muito e por todo o país.
Nova fábrica da Cervejaria Leuven fica no bairro Monte Alegre
“Atualmente, as cervejas artesanais representam 2% de participação no mercado, ou seja, vem crescendo sim e, dentro desses 2%, estamos nós as microcervejarias”, informou Karin. “Com quatro fábricas de cervejas artesanais aqui instaladas, Piracicaba é uma cidade privilegiada e que contribui com o fomento da cultura cervejeira, fortalecendo ainda mais esse pujante mercado”, completou.

Sobre a "Rota Cervejeira", Karin se diz entusiasmada. “A ideia é muito interessante, pois as rotas cervejeiras têm enorme potencial de movimentar a economia local como hotéis, comércio, bates, restaurantes e outros locais turísticos e de passeio”.

Porém, Karin acredita que outras iniciativas pode ser criadas. “Podemos explorar muito mais essa ideia, visto o potencial que temos de trazer turistas interessados neste mercado e toda a cidade se beneficiaria. Ainda não existem iniciativas na cidade de fomento deste mercado, as ações aqui realizadas são todas feitas pelas próprias cervejarias”, lamentou.

A paixão brasileira passou do bar à produção, e hoje o país é o terceiro maior fabricante dessa delícia no ranking mundial. “Há cinco anos não encontrávamos cerveja artesanal no bares, restaurantes e empórios da cidade. Hoje você encontra em todos esses locais e em muitos outros. Também há muitos eventos em Piracicaba que servem nossos chopes. Participamos de muitas reuniões, eventos corporativos ou domiciliares. Isso mostra o quanto a cerveja artesanal já é uma realidade para as pessoas interessadas nesse produto”, completou Karin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário