segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Administrador de empresas fabrica próprio carro em casa

Carro é inspirados no clássico T-Bucket 
Inspirados no clássico T-Bucket, Luciano Romanelli resolveu investir em seu próprio esforço para possuir um carro similar ao tradicional estilo do modelo Ford T. Porém, apesar de existirem kits prontos para se montar a réplica, esse administrador de empresas e técnico em mecânica executou artesanalmente o projeto, que levou 11 anos para ficar pronto.

“A ideia surgiu em 2006, mas o carro a ser construído era outro, pois pretendia montar uma Porsche Spyder. Porém, acabei encontrando uma carcaça antiga, por acaso, e me interesse em mudar o projeto e montar um hot rod. Apesar de saber que seria mais complicado”, lembrou. “O universo do Hot Rod é muito amplo. As características de aparecias muda muito em cada projeto. Então, minha única ideia é de que teria que ser um modelo clássico”, afirmou.
Luciano Romanelli é administrador de empresas 
Morando em Piracicaba, no interior de São Paulo, Romanelli pôs sua imaginação a prova ao transformar seu sonho em realidade, ao construir o carro apenas e tão somente, com imagens de Hot Rods, automóveis antigos, principalmente das décadas de 20, 30 e 40, customizados com rodas largas, carrocerias com visual agressivo e potentes motores. Tudo isso aliado ao charme dos antigos.

“Não possuía um capital exclusivo para investir no projeto, mas tinha que ter uma base para começar e, então, comecei comprando tubos para a fabricação do chassi”, explicou Romanelli, informando que tudo foi construído em uma pequena oficina dentro de sua própria casa, usando sei tempo ocioso, o que justifica o tempo que demorou a ficar pronto.

As calotas foram fabricadas por encomenda, assim como muitos outros componentes que tive que ser produzidos para atender o projeto, até mesmo porque não se existe um mercado para isso no Brasil. Para o veículo ficar mais caracterizado, foram utilizados rodas e pneus condizentes da época.

“Quando adquiri a carroceria, não pude mais contar apenas com a imaginação, ou com dicas dos amigos e fotos de revistas e de capturas na internet. Então, comprei alguns livros importados para ter um amparo técnico e para ser mais objetivo. Pois, inicialmente, o projeto não tinha um desenho pronto”, contou.

O motor que equipa o veículo é um Ford V de 168 CV, ano 1954, e que foi comprado no início de 2012, ano em que a montagem teve um grande arranque, quando foi instalado o sistema de freio, a suspensão e toda a parte de pedaleira, que foi criada pelo próprio Romanelli, mas sempre trabalhando apenas nos finais de semana.

“Por isso, demorou tanto tempo. Mas, entendo que esse seja o verdadeiro espírito de um hot rod”, disse ao lembrar que nos anos de 2013, 2014 e 2015, poucas atividades foram executadas no carro, se limitando ao acabamento interno e alguns detalhes.

Apesar da experiência em mecânica, nunca havia experimentado criar nada no segmento da customização e, em março de 2016, após uma década do seu início, o carro estava 90% montado e pode vislumbrar seu projeto praticamente concluído. “Mesmo sem conseguir colocar para andar na rua, embora o motor já estando em funcionamento consegui fazer um teste dinâmico no quintal de casa, avaliando os freios, o sistema de refrigeração e as primeiras regulagens”, relatou.
Luciano deu as primeiras voltas em seu Hot Rod pela Nova Piracicaba 
O grande dia
Pinturas a acabamento vieram em seguida, mas, para isso, o carro teve que ser, inteiramente, desmontado. Finalmente, 22 de dezembro de 2016, o T-Bucket andou pela primeira vez, apesar de que ainda faltava a parte elétrica. “Foi como um presente de Natal. A sensação foi incrível, afinal me senti plenamente satisfeito por ter construiu um carro como se o tivesse feito há 70 ou 80 anos atrás”.

Com o projeto concluído, Luciano diz que pensou em ter um Hot Rod para passear e participar de eventos e, uma vez licenciado, o carro poderá rodar por ruas e estradas normalmente, entretanto, esse é um entrave. “A regularização de veículos artesanais gera um processo de licenciamento burocrático e demorado. Mas, pretendo fazer isso em breve”, informou ansioso.

Recentemente finalizado, porém levado por um guincho, o T-Bucket apareceu para o público durante as 100 Milhas Piracicaba, realizada em agosto, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) e, desde então, tem feito muito sucesso por onde passa. Afinal, além de ser bastante chamativo, o carro é prova prática de que, mesmo com um capital mínimo, é possível montar um hot rod com criatividade, sem abrir mão do visual clássico que caracteriza o modelo.
O motor é um Ford V8 de 168 CV
Ficha técnica:
Hot Rod T-Bucket 27/54
Motor: Ford V8 272 pol3 (4457 cm3), 168 CV, Torque 34,3 mkgf
Transmissão: Câmbio Clark 260 03 marchas, acionamento mecânico.
Diferencial: Braseixos relação 3,54:1
Chassis: Tubular em aço, de 100 x 50 x 3 milímetros
Suspensão: Feixes de mola semi-elípticas transversais e amortecedores hidráulicos
Freios: tambor nas 4 rodas com Servo-assistência a vácuo
Pneus: Dianteiros Diagonais 5.60-15, montados em rodas de aço, aro 15x5 polegadas. Traseiros Diagonais 7.10-15, montados em rodas de aço, aro 15x6 polegadas
Caixa de Direção: tipo pinhão e cremalheira
Sistema Elétrico: 12 Volts com Alternador e Bateria de 60A
Carroceria: Fiberglass com estrutura tubular

Nenhum comentário:

Postar um comentário