quarta-feira, 12 de abril de 2017

Para beber com chocolate

Sinônimo de Páscoa, os chocolates são as guloseimas preferidas desta época, assim como do inverno e dos períodos mais frescos que logo chegarão. Com sabor sedutor e textura cremosa, eles podem ser deliciosamente harmonizados com as mais diferentes bebidas, alcoólicas ou não.

Como café com chocolate já é um casamento bastante conhecido, sugiro vinhos e cervejas artesanais para combinar com os derivados do cacau. Os sabores dessas bebidas são bons exemplos do que pode se complementar com o chocolate, pois existe o contraste harmonioso entre as características de seus paladares.

Então, vamos começar pela cerveja. Mas, chocolate e cerveja combinam? Sim, há maltes torrados que fazem algumas cervejas apresentarem sabores de caramelo, café e até mesmo chocolate, harmonizando perfeitamente.
Foreign Extra Stout, da Dama Bier
Degustei três tipos diferentes de cervejas que combinam com chocolate. O primeiro foi uma Foreign Extra Stout, da Dama Bier, estilo que se caracteriza por ser mais escuro e alcoólico que as demais Stouts da qual deriva este sub-estilo. Essa cerveja da Dama utiliza quatro diferentes maltes, sendo 30% deles torrados, e três variedades de lúpulo.

Seu teor alcoólico é de 6% e o amargor médio. Na prova que fiz com chocolate, os sabores casaram perfeitamente. “As características sensoriais dos dois se assemelham e isso dá essa combinação tão harmoniosa em seu paladar”, afirmou Paulo Bettiol, sommelier da Dama Bier que me acompanhou na avaliação.


Cevada Pura tem a premiada Brown Ale
A outra combinação se deu com uma Brown Ale da Cevada Pura, que degustei com chocolate meio amargo e desceu muito bem.  Essa cerveja é produzida com adição de grãos de café e fragmentos da amêndoa de cacau, apresentando sabor torrado, aroma inebriante e traz um amargor levemente lupulado. Não experimentei com chocolate branco e nem ao leite, mas quem preferir pode ir sem medo, pois essas combinações são muito indicadas para este estilo.

Para não parecer muito bairrista, também experimentei uma importada da República Tcheca, a Primátor Stout, que pode ser encontrada na loja Mr Tap - Cervejas Artesanais.

Indicada para beber com chocolate amargo e meio amargo, degustei com a opção de 70% de cacau. Outra deliciosa combinação e que harmonizou perfeitamente.
Primátor Stout que encontrei na Mr. Beer
Por semelhança, os sabores e os aromas torrados dos maltes e do chocolate nas cervejas contribuem para harmonizam o paladar, e com a Stout da Primator não é diferente. O sabor acompanha o aroma e a combinação é ótima.

Vinhos também combinam
Entre os vinhos, uma combinação clássica é o português vinho do Porto. "Para beber com chocolate ao leite, gosto muito do Porto Taylors. Mas tenho uma segunda opção que é o Asti Riccadonna, um espumante suave e adoçado naturalmente”, indicou Daniela  Pavanelli Fidelis, do Empório Pavanelli, que comercializa tanto as bebidas como o chocolate. 
Porto Taylors e o Asti Riccadonna podem ser encontrados no Empório Pavanelli
Com cachaça
Outra sugestão vem do sommelier Richard Sbravati, que indica harmonizar chocolate com cachaça, afirmando que as infinidades de madeiras possibilitam as mais variadas combinações em receitas.

“No caso de cachaças mais amadeiradas, combine a bebida com chocolates escuros. No caso de chocolates brancos, o correto é usar cachaça maturada em bálsamo”, explicou Richard.

“A cachaça envelhecida em amburana fica muito interessante quando harmonizada com chocolates que levem aromas de laranja ou recheios de frutas brancas como pêssegos e maracujá”, completou.
 Richard Sbravati indica combinar cachaça com chocolate
Seja qual for sua praia, não deixe de ousar e experimentar. Eu assino embaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário