quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Exposição traz imagens e histórias de irmãos gêmeos

Parte do universo dos irmãos gêmeos é foco da exposição fotográfica MultiPlus, assinada pelo fotógrafo Alessandro Maschio, e que será aberta no dia 5 de outubro, às 19h, na sala Monet, do Centro Cultural Martha Watts. A iniciativa, que é inédita em Piracicaba, é integrada por 20 imagens, coloridas e preto e branco. Estão reunidos retratos e imagens espontâneas nos estilos lifestyle (estilo de vida) e documental de gêmeos idênticos e fraternos (formados a partir de dois óvulos). A psicóloga Marlene Brandão fará a abertura da iniciativa com bate-papo sobre relacionamento entre irmãos. A mostra fica aberta até 25 de outubro e a entrada é gratuita. Em MultiPlus, Maschio compartilha parte das histórias coletadas durante as entrevistas com gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos e quíntuplos de idades distintas e residentes em municípios, como Piracicaba, Santos, Sorocaba, Santa Bárbara d’Oeste, Salto e São Pedro.

“O mundo dos gêmeos é pouco explorado e desperta curiosidade. MultiPlus nasceu depois de observar as diferenças entre minhas filhas gêmeas que apesar de terem dividido o mesmo útero, têm personalidades bem diferentes”, conta Maschio. Além das fotografias, os que visitarem a exposição poderão ler citações e curiosidades sobre o relacionamento dos irmãos retratados. As histórias completas estarão no alessandromaschio.com/blog e são assinadas por outras duas integrantes do projeto as jornalistas Angela Rodrigues e Celiana Perina. No blog será possível conferir também outras imagens tiradas durante as entrevistas.

HISTÓRIAS
Ao todo, participam 20 famílias de irmãos gêmeos. A escolha dos integrantes de MultiPlus foi em função das idades e histórias. Entre os entrevistados há o emocionante relato dos quíntuplos piracicabanos Nicolas, Milena, Ana Helena, Vitória e Ramon San Juan Baccin, de 13 anos, que nasceram após inúmeras tentativas de seus pais para engravidar. Eles tornaram-se os primeiros quíntuplos do Estado de São Paulo, na época. Há também as gêmeas idênticas Anna e Amália Gava, 76 anos, que na infância, por várias vezes, foram confundidas pelo pai na hora das broncas. E ainda a história do nascimento das trigêmeas idênticas Clara, Roberta e Luísa Vitti, 5, que foram concebidas pelos pais para cuidar do irmão mais velho, que tem uma limitação motora. “Quando olhamos ao nosso redor, observamos histórias de gêmeos, e o mais interessante, é que elas vieram como imãs até nós. Então, em 2015 começamos o projeto: captação de imagens e as entrevistas”, contam as jornalistas Celiana e Angela.

A exposição MultiPlus poderá ser vista até o dia 25 de outubro, na sala Monet, do Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, 1.257, Centro, Piracicaba). Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Informações (19) 3124-1889. Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário