No início, 100 Milhas Piracicaba era disputada em um circuito de terra |
Em 1939, uma corrida automobilística homenageou um eminente político
piracicabano, de expressão nacional, concedendo seu nome à prova, que foi o
‘Grande Prêmio Adhemar de Barros’.
“Esse é o verdadeiro início dessa história. Piracicaba ainda era uma
pacata cidade do interior de São Paulo, que possuía ruas com passeios
arborizadas e que, quando pavimentadas, eram em sua grande maioria com
paralelepípedos”, afirma Benedito Giannetti Junior, proprietário do ECPA.
Essa primeira prova disputada pelas ruas da cidade, patrocinado
pelo Automóvel Club de Piracicaba e pela prefeitura, contou com a
participação de 26 pilotos inscritos, vindos de diversas cidades e,
segundo relatos, caravanas de visitantes, além da população local. A largada
foi dada em frente à antiga tabacaria Tupã, na Rua São José, e os carros
seguiram pela Avenida Independência, atingindo a Escola de Agronomia
e retornando ao centro.
Após uma primeira edição em 1939, as corridas de rua se
estabeleceram por mais alguns anos na década de 1940, mas se encerraram. Porém, nos
anos 60, as corridas voltaram às ruas de Piracicaba, onde foram palcos de
grandes pegas entre as máquinas mais ferozes da época, como as
berlinetas, DKWs, Karmann Ghias, Gordinis, Simcas e os GT Malzonis. Nesta mesma
década e na seguinte, um novo marco do automobilismo nacional surge em
Piracicaba com a disputa de corridas de kart pelas ruas, quando contavam com a
presença de nomes como José Carlos Pace e dos irmãos Fittipaldi.
Nessa época, entre os anos de 1960 e 1967, o traçado
passava por vias importantes da cidade, como as Avenidas Armando de Salles
Oliveira, dos Operários e a Rua Dona Eugênia.
Com a dificuldade cada vez maior de se praticar automobilismo nas ruas e com o surgimento do autocross - categoria que acelerava
na terra -, no início dos anos 80, uma área onde existia um
haras foi transformada em pista de corrida por Dito, como Giannetti é
mais conhecido.
O local não vingou por muito tempo e, em 1988, Dito Giannetti adquiriu
um terreno de 330 mil metros quadrados no distrito de Tupi e começou a realizar
o sonho de construir uma pista de corridas. Um traçado de terra foi inaugurado
no ano seguinte, com a criação do ECPA. O projeto nasceu do sonho que o empresário
tinha de construir um autódromo. Sempre muito envolvido com automobilismo,
chegando a disputar as corridas de kart pelas ruas de Piracicaba e a ser piloto
oficial da Texaco no Campeonato Brasileiro de Autocross.
Em 1990, o local sediou a primeira edição das 100 Milhas
Piracicaba, prova que desde então é realizada ininterruptamente
e, neste ano, comemora sua 30ª edição. Em 2000, o ECPA construiu
o kartódromo e, cinco anos depois, a reta do autódromo foi asfaltada para
receber provas de arrancada. E, finalmente, em 2010, foi inaugurado o
primeiro autódromo oficial do interior de São Paulo.
100 Milhas
Corrida de longa duração e
uma das mais tradicionais provas automobilísticas do calendário esportivo
brasileiro, neste ano a 100 Milhas Piracicaba será realizada
no dia 18 de agosto, no autódromo do ECPA e espera reunir competidores de
vários estados do país. A corrida contempla carros de turismo e gaiolas
tubulares em um único grid.
Atualmente, o autódromo do ECPA é todo asfaltado |
Serviço
A
100 Milhas Piracicaba conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba por meio da
Selam e SemacTur. O patrocínio é da Ritec Máquinas
e Ferramentas, Piragelo, Occitano Apart
Hotel, Concessionária Jeep, Stefanini Multimarcas, V12
Black Energy Drink, AVT Incorporadora
e West Brasil/Mobil.
Mais informações pelos números (19) 3438.7901 e 3438.7174, whatsapp 9.7403-7683 e-mail ecpa@ecpa.com.br, www.ecpa.com.br facebook.com/ecpabrasil Instagram:
ecpabrasil
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