Carro é inspirados no clássico T-Bucket |
Inspirados no clássico T-Bucket, Luciano Romanelli
resolveu investir em seu próprio esforço para possuir um carro similar ao
tradicional estilo do modelo Ford T. Porém, apesar de existirem kits prontos
para se montar a réplica, esse administrador de empresas e técnico em mecânica executou artesanalmente o
projeto, que levou 11 anos para ficar pronto.
“A
ideia surgiu em 2006, mas o carro a ser construído era outro, pois pretendia
montar uma Porsche Spyder. Porém, acabei encontrando uma carcaça antiga, por acaso,
e me interesse em mudar o projeto e montar um hot rod. Apesar de saber que
seria mais complicado”, lembrou. “O universo do Hot Rod é muito amplo. As
características de aparecias muda muito em cada projeto. Então, minha única
ideia é de que teria que ser um modelo clássico”, afirmou.
Luciano Romanelli é administrador de empresas |
Morando
em Piracicaba, no interior de São Paulo, Romanelli pôs sua imaginação a prova
ao transformar seu sonho em realidade, ao construir o carro apenas e tão
somente, com imagens de Hot Rods, automóveis antigos, principalmente das
décadas de 20, 30 e 40, customizados com rodas largas, carrocerias com visual
agressivo e potentes motores. Tudo isso aliado ao charme dos antigos.
“Não
possuía um capital exclusivo para investir no projeto, mas tinha que ter uma
base para começar e, então, comecei comprando tubos para a fabricação do
chassi”, explicou Romanelli, informando que tudo foi construído em uma pequena
oficina dentro de sua própria casa, usando sei tempo ocioso, o que justifica o
tempo que demorou a ficar pronto.
As calotas foram fabricadas por encomenda, assim como
muitos outros componentes que tive que ser produzidos para atender o projeto,
até mesmo porque não se existe um mercado para isso no Brasil. Para o veículo
ficar mais caracterizado, foram utilizados rodas e pneus condizentes da época.
“Quando
adquiri a carroceria, não pude mais contar apenas com a imaginação, ou com
dicas dos amigos e fotos de revistas e de capturas na internet. Então, comprei
alguns livros importados para ter um amparo técnico e para ser mais objetivo.
Pois, inicialmente, o projeto não tinha um desenho pronto”, contou.
O
motor que equipa o veículo é um Ford V de 168 CV, ano 1954, e que foi comprado
no início de 2012, ano em que a montagem teve um grande arranque, quando foi
instalado o sistema de freio, a suspensão e toda a parte de pedaleira, que foi
criada pelo próprio Romanelli, mas sempre trabalhando apenas nos finais de
semana.
“Por
isso, demorou tanto tempo. Mas, entendo que esse seja o verdadeiro espírito de
um hot rod”, disse ao lembrar que nos anos de 2013, 2014 e 2015, poucas
atividades foram executadas no carro, se limitando ao acabamento interno e
alguns detalhes.
Apesar da experiência em mecânica, nunca havia experimentado
criar nada no segmento da customização e, em março de 2016, após uma década do
seu início, o carro estava 90% montado e pode vislumbrar seu projeto praticamente
concluído.
“Mesmo sem conseguir colocar para andar na rua, embora o motor já estando em
funcionamento consegui fazer um teste dinâmico no quintal de casa, avaliando os
freios, o sistema de refrigeração e as primeiras regulagens”, relatou.
Luciano deu as primeiras voltas em seu Hot Rod pela Nova Piracicaba |
O grande dia
Pinturas a acabamento vieram em seguida, mas, para isso, o carro teve que ser, inteiramente, desmontado. Finalmente, 22 de dezembro de 2016, o T-Bucket andou pela primeira vez, apesar de que ainda faltava a parte elétrica. “Foi como um presente de Natal. A sensação foi incrível, afinal me senti plenamente satisfeito por ter construiu um carro como se o tivesse feito há 70 ou 80 anos atrás”.
Com o projeto concluído, Luciano diz que pensou em ter um Hot Rod para passear e participar de eventos e, uma vez licenciado, o carro poderá rodar por ruas e estradas normalmente, entretanto, esse é um entrave. “A regularização de veículos artesanais gera um processo de licenciamento burocrático e demorado. Mas, pretendo fazer isso em breve”, informou ansioso.
Recentemente finalizado, porém levado por um guincho, o T-Bucket apareceu para o público durante as 100 Milhas Piracicaba, realizada em agosto, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) e, desde então, tem feito muito sucesso por onde passa. Afinal, além de ser bastante chamativo, o carro é prova prática de que, mesmo com um capital mínimo, é possível montar um hot rod com criatividade, sem abrir mão do visual clássico que caracteriza o modelo.
O motor é um Ford V8 de 168 CV |
Ficha técnica:
Hot Rod T-Bucket
27/54
Motor: Ford V8 272
pol3 (4457 cm3), 168 CV, Torque 34,3 mkgf
Transmissão: Câmbio
Clark 260 03 marchas, acionamento mecânico.
Diferencial:
Braseixos relação 3,54:1
Chassis: Tubular em
aço, de 100 x 50 x 3 milímetros
Suspensão: Feixes de
mola semi-elípticas transversais e amortecedores hidráulicos
Freios: tambor nas 4
rodas com Servo-assistência a vácuo
Pneus: Dianteiros
Diagonais 5.60-15, montados em rodas de aço, aro 15x5 polegadas. Traseiros
Diagonais 7.10-15, montados em rodas de aço, aro 15x6 polegadas
Caixa de Direção:
tipo pinhão e cremalheira
Sistema Elétrico: 12
Volts com Alternador e Bateria de 60A
Carroceria:
Fiberglass com estrutura tubular
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