Mesmo sem saber quem criou a cerveja, qualquer cervejeiro artesanal ou caseiro conhece a lei da pureza da cerveja, instituída na Alemanha e que estabelece que a bebida somente pode ser fabricada com água, malte de cevada e lúpulo.
Mas nem todo mundo sabe o que é a lei de Ampère, criada pelo físico e matemático André-Marie Ampère, um dos mais importantes cientistas da história, e que fundou e nomeou a ciência da eletrodinâmica, também chamada de eletromagnetismo.
E você leitor deve estar se perguntando o que essas coisas que não tem o mínimo significado entre si querem dizer? Então, vamos lá, para avançar, gostaria de lembrar de outra lei da física, que diz que os opostos se atraem.
E se para a ciência a física aproxima os opostos, na arte, na criação e na vida não seriam diferentes como é em uma família bastante heterogênea que acabei de conhecer em Piracicaba e que reúne os mais diversos conhecimentos de cada um de seus integrantes para produzir cerveja da melhor qualidade.
Felipe é engenheiro eletricista e trabalha no Metrô, na capital paulista, tendo como esposa a engenheira agrônoma Manoela, mas que atua com marketing aplicado ao agronegócio, em Ribeirão Preto; e seu pai, Manoel, é empresário do setor químico, aqui mesmo em Piracicaba.
Juntos e misturados, cada um com suas expertises e aptidões, se uniram em família para criar a cervejaria Ampere, batizada em homenagem ao mestre dos conceitos teóricos, científicos e tecnológicos que tanto inspira Felipe, que é formado tecnólogo pelo ICB (Instituto da Cerveja Brasil) e, atualmente, está cursando mestre cervejeiro na Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), em Blumenau/SC.A
planta instalada no bairro Água Branca tem capacidade para produzir 500 litros
por brassagem e conta com um fermentador de mil litros. Os equipamentos estes
adquiridos em 2019, mas que não puderam entrar em operação por conta da pandemia
que chegou e mudou todos os planos. Agora, finalmente, a produção teve início e
o trio já começou a prazerosa brincadeira de fazer cerveja.
Quem é um amante de cervejas artesanais, como essa família é, provavelmente já sabe que o mercado de cervejas especiais tem crescido exponencialmente nos últimos anos e, por serem empreendedores natos, abriram o negócio de olho nesse próspero segmento. Já que as artesanais vêm representando uma alternativa saborosa e diversificada às cervejas industriais tradicionais, e os consumidores estão cada vez mais interessados em experimentar novos sabores e estilos. Ou seja, mãos à obra!
PS.: Em visita à fábrica da Ampere, quando tive o prazer de degustar uma witbier com sementes de coentro e casca de limão siciliano, pude sentir como é promissor a cervejaria. Para o mestre cervejeiro Felipe a receita ainda não estava 100%, mas para um simples apreciador de boas cervejas, e que vem fazendo isso há 12 anos, com toda certeza é possível afirmar que estão fazendo um trabalho muito sério e é uma cervejaria que veio para ficar.
Prestem atenção a esse nome porque ele ainda vai
dar muito o que falar e muita cerveja boa para se beber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário