Apesar dos 26 anos consecutivos das 100 Milhas Piracicaba, prova automobilística promovida pelo ECPA (Esporte Clube Piracicabano de
Automobilismo) e que marca o
aniversário do município, que em 2015 completa 248 anos de fundação no dia 1ª de
agosto, o histórico das corridas em Piracicaba começa nas ruas da cidade.
Não
sei se é esse o início dessa história, mas, no final da década de 30,
Piracicaba ainda era uma pacata cidade do interior de São Paulo, que possuía
ruas com passeios arborizadas e que, quando pavimentadas, eram em sua grande
maioria com paralelepípedos. Entretanto, em 1939, uma corrida automobilística
homenageou um eminente político piracicabano, de expressão nacional, concedendo
seu nome à prova - Grande Prêmio Adhemar de Barros.
Essa
primeira prova disputada pelas ruas da cidade, patrocinado pelo Automóvel
Club de Piracicaba e pela prefeitura, contou com a participação de 26
pilotos inscritos, vindos de diversas cidades e, segundo relatos, caravanas de
visitantes, além da população local. A largada foi dada em frente à
antiga tabacaria Tupã, na Rua São José, e os carros
seguiram pela Avenida Independência, atingindo a Escola de Agronomia
e retornando ao centro.
Nos
anos 60, as corridas voltaram às ruas de Piracicaba, onde foram palcos de
grandes pegas entre as máquinas mais ferozes da época, como as
berlinetas Interlagos, DKWs, Karmann Ghias, Gordinis, Simcas e os GT Malzonis.
Nesta mesma década e na seguinte, um novo marco do automobilismo nacional surge
em Piracicaba com a disputa de corridas de kart pelas ruas, quando contavam com
a presença de nomes como José Carlos Pace e dos irmãos Fittipaldi.
Com
a dificuldade cada vez maior de se praticar automobilismo nas ruas e com o surgimento do autocross - categoria que acelerava
na terra -, no início dos anos 80, uma área onde existia um
haras foi transformada em pista de corrida pelo empresário Benedito
Giannetti.
O
local não vingou por muito tempo e, em 1988, Giannetti adquiriu um terreno de
330 mil metros quadrados no distrito de Tupi e começou a realizar o sonho de
construir uma pista de corridas. Um traçado de terra foi inaugurado no ano
seguinte, com a criação do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo). O projeto
nasceu do sonho que o empresário Benedito Giannetti tinha de construir um
autódromo. Sempre muito envolvido com automobilismo, chegou a disputar corridas
de kart com Emerson Fittipaldi nas ruas de Piracicaba e a ser piloto oficial da
Texaco no Campeonato Brasileiro de Autocross.
Em 1990,
o local sediou a primeira edição das 100 Milhas Piracicaba, prova
que desde então é realizada ininterruptamente e, neste ano,
comemora sua 26ª edição. Em 2000, o ECPA construiu o kartódromo
e, cinco anos depois, a reta do autódromo foi asfaltada para receber
provas de arrancada. E, finalmente, em 2010, foi inaugurado o primeiro
autódromo oficial do interior de São Paulo. O traçado é bastante seletivo e
possui 2,1 quilômetros de extensão e largura de 12 metros (na entrada e saída
da reta podem chegar a 20 metros).
100
Milhas
Corrida de longa duração e uma das
mais tradicionais provas automobilísticas do calendário esportivo brasileiro,
as 100
Milhas Piracicaba será realizada neste domingo dia 2 de
agosto, no autódromo do ECPA e espera reunir competidores de vários estados do
país. A corrida contempla carros de turismo e gaiolas tubulares em um único
grid. Neste ano, a preliminar será disputada por uma corrida de carros antigos 50 milhas pelo
traçado do circuito.
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